Buscar

Após sensação térmica de quase 50ºC, MS pode ter novo recorde de calor nesta semana

Mato Grosso do Sul está sob efeito de uma onda de calor que deixa as temperaturas até 5ºC acima da média para o período.

Cb image default
Divulgação

Mato Grosso do Sul está sob efeito de uma onda de calor que deixa as temperaturas até 5ºC acima da média para o período. Com isso, Corumbá, no Pantanal, bateu o recorde de calor dos últimos 21 anos com sensação térmica de 49ºC e termômetros em 43,9ºC na segunda-feira (20). Entretanto, a previsão indica que as temperaturas continuam subindo e podem bater novo recorde no Estado.

Conforme o meteorologista Natálio Abraao, da Anhanguera-Uniderp, outros 36 municípios de MS marcaram temperaturas acima de 40ºC e outros 39 tiveram termômetros superando os 37ºC. "[As temperaturas] podem ficar mais elevadas", comentou sobre a previsão para essa semana.

Já a sensação térmica, que é a temperatura percebida - e está condicionada aos ventos e umidade relativa do ar - ultrapassou os 45ºC em 3 cidades além de Corumbá: Água Clara (48ºC), Três Lagoas (48ºC) e Coxim (46ºC).

Mais calor

A previsão não é muito animadora. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a onda de calor que estava prevista para acabar na noite de segunda-feira (20) foi estendida por mais 24 horas - e pode permanecer por mais tempo ainda.

Dessa forma, Corumbá pode registrar a mesma média de 43ºC/44ºC nesta terça-feira, sendo que a sensação térmica pode alcançar os 50ºC.

Coxim, que havia marcado 42ºC na segunda pode bater os 43ºC nesta terça. Água Clara marcou 43,2ºC na segunda, mas a máxima pode chegar a 44ºC hoje. Três Lagoas mantém a máxima de 43ºC.

Já, para Campo Grande, que teve termômetros na casa dos 39,3ºC com sensação térmica de 43,2ºC, a previsão indica que a máxima pode chegar novamente aos 39ºC nesta terça-feira.

Primavera chegando

A primavera começa, oficialmente, às 15h21 do dia 22 de setembro em Mato Grosso do Sul. O resumo dessa primavera será: calor acima do normal e chuvas abaixo da média.

No quesito calor, o mês de outubro continuará intenso, com máximas podendo alcançar os 42ºC na região pantaneira e no Bolsão — Três Lagoas, Paranaíba. O norte do Estado também pode marcar temperaturas acima dos 40ºC como em Coxim e Sonora. A região central — Campo Grande — pode ter termômetros alcançando os 37ºC. O sudoeste — Ponta Porã e Amambai — que deve ser menos quente, com calor de até 33ºC.

É esperado que o volume de chuvas fique próximo à média histórica para cada região, podendo ficar um pouco abaixo. O meteorologista é categórico em afirmar que os níveis dos rios não devem voltar à normalidade este ano.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.