Buscar

Prefeito de Nova Andradina é cassado

Ação do MPE que motivou a anulação do atual mandato do Poder Executivo de Nova Andradina aponta abuso de poder durante campanha eleitoral.

Cb image default
Divulgação: Imagens: Arquivo/PMNA

Os dias intermináveis de espera chegaram ao fim. O juiz da 5ª Zona Eleitoral, José Henrique Kaster Franco, anunciou nesta quarta-feira (22) a decisão sobre a ação do MPE (Ministério Público Eleitoral) que pede a anulação do atual mandato do Poder Executivo de Nova Andradina.

Conforme anunciado, o juiz acatou o pedido do MPE e decidiu pela cassação do prefeito José Gilberto Garcia (PR), e de seu vice Newton Luiz de Oliveira, o Nenão, do PMDB. Além da prerrogativa de perderem seus cargos, ambos ainda deverão ficar inelegíveis por oito anos.

A ação de investigação judicial do MPE,  acusa o prefeito e o seu vice de praticarem abuso de poder. À época da campanha eleitoral, a coligação do prefeito teria infringido a legislação eleitoral na campanha que o levou à vitória nas urnas no último dia 02 de outubro de 2016.

Pela denúncia, a propaganda eleitoral veiculada na Rádio Excelsior FM motivou a intervenção do MPE. O referido veículo de comunicação teria descumprido a escala de propaganda eleitoral determinada pela Justiça Eleitoral, promovendo o favorecimento do então candidato Gilberto Garcia e de seu vice ao veicular as propagandas da coligação nos horários de maior audiência.

A decisão ainda cabe recurso no TRE (Tribunal Regional Eleitoral), em Campo Grande, o que deverá ocorrer nas próximas horas. Mesmo diante da cassação, eles permanecem no cargo até uma nova decisão.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.