Buscar

10 verdades, 4 mitos e uma meia verdade sobre a ansiedade

Mesmo que a ansiedade seja um transtorno que atinge milhões de pessoas ao redor do muito, muitas dúvidas sobre a doença ainda assombram os pacientes.

Cb image default
Divulgação

1 - O transtorno de ansiedade pode ser hereditário. VERDADE! Ainda que não seja unanimidade, algumas pessoas podem ter herdado o distúrbio de seus familiares.

2 - Sofrer de ansiedade é frescura. MITO! Este ponto de vista é muito comum por parte de pessoas que desconhecem os transtornos da mente. A doença é séria, merece atenção e tratamento.

3 - Animais de estimação podem ajudar pessoas ansiosas. VERDADE! Estudos apontam que conviver com um bichinho traz inúmeros benefícios para a saúde, entre eles, diminuir a ansiedade.

4 - A ansiedade está ligada ao envelhecimento. MITO! Qualquer pessoa, em qualquer idade, pode desenvolver o transtorno. 

5 - Existem medicamentos para o tratamento de ansiedade. VERDADE! O tratamento do transtorno de ansiedade inclui tanto a psicoterapia, como a intervenção psicofarmacológica, que deve ser prescrita por um médico, por exemplo, um psiquiatra ou um neurologista.

6 - Toda pessoa tímida tem transtorno de ansiedade. MITO! Não é porque a pessoa é tímida que ela tem alguma patologia. Quando o tímido é exposto a alguma situação que o deixe desconfortável, ocorre o aumento dos níveis do transtorno, mas isso é algo dentro do padrão normal.

7 - Lugares, objetos e até cheiros podem gerar crises de ansiedade. VERDADE! Uma pessoa com transtorno de ansiedade pode ficar mais sensível até diante de uma situação corriqueira.

8 - Exercícios respiratórios podem ajudar durante crises. VERDADE! A respiração é um dos mecanismos de controle durante uma crise de ansiedade, mas seus efeitos variam para cada pessoa. Os exercícios respiratórios se mostram eficazes e estão presentes na terapia cognitivo-comportamental e na meditação, ambas eficazes no tratamento da ansiedade.

9 - Ter um hobby pode amenizar os sintomas da ansiedade. VERDADE! Hobbies e passatempos em geral podem auxiliar pessoas com sintomas de ansiedade.

10 - O transtorno passa sozinho com o tempo. MITO! A ansiedade em excesso é algo sério que precisa de diagnóstico e tratamento o quanto antes. Se negligenciada, pode afetar profundamente a vida do paciente, resultando em outros problemas de saúde, como depressão.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.