Buscar

Conheça as causas e tratamentos para menstruação retida

Menstruação retida une cólica e TPM, mas não há sangramento: o que causa?

Cb image default

Causas e Tratamentos...

Apesar de pouco comum, a menstruação presa é um problema que geralmente surge na puberdade e merece muita atenção. Seus sintomas incluem as típicas manifestações da tensão pré-menstrual (TPM), como dor nas mamas, dor de cabeça e cólicas intensas, só que em nenhum momento do ciclo há sangramento. Saiba o porquê:

O que é menstruação retida?

A ausência de menstruação é chamada tecnicamente de amenorreia e ocorre em várias condições médicas. Quando ela surge juntamente com os sintomas de TPM, especialmente na puberdade, é preciso ficar atento."Isso significa que a mulher teve a descamação do endométrio, que é a camada do útero responsável por abrigar o bebê, mas o sangue proveniente dela não conseguiu sair do corpo", explica o ginecologista Pedro Dória, da Clínica da Mulher do Hospital 9 de Julho.

Cb image default

O que pode ser?

Menstruação retida na puberdade

Grande parte das condições que causam o problema são congênitas, ou seja, estão presentes em um indivíduo desde seu nascimento.

São casos raros que apenas são descobertos no período da primeira menstruação, que ocorre em média dos 11 aos 13 anos, quando a menina passa a sentir fortes dores pélvicas - que pioram a cada ciclo - , mas não apresenta sangramento.

Veja as causas congênitas:

Ausência da vagina

Agenesia da vagina é uma malformação congênita caracterizada pela ausência da abertura vaginal, o que impede com que o sangue desça. Seu tratamento é cirúrgico.

Agenesia do colo do útero

Em casos igualmente raros, há bebês que nascem sem o colo do útero, o que também deixa o sangue retido na puberdade.

O tratamento cirúrgico também é necessário nessa condição, especialmente para que a capacidade reprodutiva seja preservada.

Septo vaginal

De acordo com o médico Pedro Dória, o septo vaginal nada mais é que uma membrana no útero ou na vagina que impede a saída do sangue. Com isso, os fluídos são acumulados e causam muita dor.

A retirada dessa barreira ocorre por cirurgia.

Hímen imperfurado

Hímen é uma película que fica na entrada da vagina. Geralmente, após a primeira relação sexual, ela é rompida.

Em uma mulher virgem, essa membrana possui orifícios pelos quais saem secreções e o próprio sangue menstrual. Porém, há casos de jovens que nasceram com o hímen imperfurado, ou seja, contínuo e sem orifícios.

Essa malformação - que pode ser reparada por meio de cirurgia - não impede a ovulação e nem os sinais de que a menstruação está por vir, mas retém o sangue e gera severas dores.

Cb image default

Menstruação retida ao longo da vida.

O ginecologista Pedro Dóriaafirma que a única causa de menstruação que não desce com sintomas de TPM na vida adulta é a obstrução do canal vaginal por objetos. "Não é muito comum, mas já vi acontecer. Algumas mulheres inserem coisas variadas na vagina e alguns deles impedem a saída do sangue menstrual", ressalta.

O incidente é comum com pessoas mais velhas e nas que possuem algum tipos de doença psiquiátrica.

A retirada do objeto costuma ocorrer por cirurgia ou pelo próprio ginecologista em consultório médico.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.