Buscar

Dezembro Vermelho: confira 10 mitos e verdades sobre a AIDS e proteja-se!

A AIDS, sigla em inglês que dá nome à doença da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, ainda é envolta por uma série de preconceitos e desconhecimento sobre suas implicações.

Cb image default
Divulgação

A AIDS, sigla em inglês que dá nome à doença da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, ainda é envolta por uma série de preconceitos e desconhecimento sobre suas implicações. Neste ano, o índice de contaminação por HIV subiu 3%, além de outras doenças como HPV, sífilis e gonorreia. Pensando na conscientização e propagação de informações sobre o perigo da transmissão, surgiu o Dezembro Vermelho. Para entrar no último mês do ano focando na saúde, confira 10 mitos e verdades sobre o assunto!

Cb image default
Divulgação

Transmite-se AIDS pelo beijo? MEIA VERDADE. A possibilidade disso acontecer é verdadeira somente se a pessoa portadora do vírus estiver com uma ferida muito grande na boca, como, por exemplo, depois de uma extração de dente. Beijar na boca normalmente, sem feridas, torna praticamente impossível que o vírus seja transmitido.

Cb image default
Divulgação

Todo filho de mãe com HIV têm o vírus? MITO. Segundo o Ministério da Saúde, se as grávidas que tomarem os medicamentos de modo correto, a criança tem 1% de chance de nascer com o vírus. Caso contrário, o risco sobe para 25%. Por isso, é necessário fazer o teste no pré-natal e tomar todas as precauções, assim como fazer parto cesariano.

Cb image default
Divulgação

Ninguém morre de AIDS. VERDADE. Na realidade, a doença em si não mata, mas danifica significantemente a atuação do sistema imunológico. Assim, outras doenças oportunistas podem se manifestar e se agravar, como pneumonia, por exemplo. Ou seja, ser portador do vírus não significa que você não pode viver e conviver com a doença.

Cb image default
Divulgação

Camisinha impede a contaminação. VERDADE. Usar o preservativo impede que a transmissão aconteça. É importante ter o cuidado de não estourar a camisinha, usar produtos dentro do prazo de validade (e lubrificantes a base de água para não danificar o material) e que estejam armazenados corretamente. Use em todas as relações!

Cb image default
Divulgação

Objetos não esterilizados passam o vírus? VERDADE. Equipamentos cortantes como alicates, cortadores de unha, agulhas em estúdios de tatuagem e outros tantos instrumentos em diversas áreas que não sejam devidamente esterilizados podem, sim, transmitir o HIV! O ideal é escolher lugares que usem opções descartáveis e que você veja eles lacrados.

Cb image default
Divulgação

Só se transmite por sexo? MITO. Além de ser uma doença sexualmente transmissível, o vírus HIV também pode ser adquirido pelo compartilhamento de seringas e agulhas, transfusão de sangue contaminado, reutilização de objetos cortantes, contato com sangue de portadores e, também, durante o parto normal entre mãe com HIV e o filho.

Cb image default
Divulgação

Não pode compartilhar objetos pessoais com a família? MITO. A contaminação se dá por transmissão de sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno. Ou seja, saliva e suor, bem como usar roupa, talheres ou vaso sanitário não gera a transmissão. A única objeção são os objetos cortantes como alicates e cortadores de unha.

Cb image default
Divulgação

Sou mulher, heterossexual e não uso drogas. Por isso, não preciso me preocupar com a Aids!MITO. O esteriótipo de que apenas usuários de drogas e homossexuais podem ser contaminados, ou que o vírus se espalha pelo sêmen, é mentira. Qualquer pessoa pode contrair o HIV em diversas situações que não sejam uso de drogas ou sexo!

Cb image default
Divulgação

HIV só é transmitido com penetração? MITO. O vírus pode ser passado durante o sexo oral, anal e outras práticas que envolva troca de secreções genitais sem o uso de camisinha. Além disso, virgens também podem contrair indo, por exemplo, à manicure ou recebendo transfusão de sangue contaminado em acidentes. Todo cuidado é pouco e o Dezembro Vermelho está aí para nos lembrar!

Cb image default
Divulgação

Aids e HIV são a mesma coisa? MITO. O HIV é o vírus que causa a doença AIDS. Ou seja, o vírus ataca o sistema imunológico e a Aids acontece quando o corpo perde a função básica de defesa do organismo contra outras doenças, como gripe, por exemplo. Se o portador do HIV tomar os medicamentos, ela provavelmente nunca terá Aids.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.