Buscar

Em quatro dias, mais da metade dos postos já não tem mais vacinas

Vacinação abriu para todo o público na segunda-feira.

Cb image default
Campanha de vacinação dura até as doses restantes acabarem - Foto: Foto: Bruno Henrique / Correio do Estado

Após a vacinação contra a gripe ser aberta para todo o público na segunda-feira (3), mais da metades das 68 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) de Campo Grande já não tem mais as doses da vacina.

Na tarde desta quinta-feira (5), conforme a Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau), somente 24 unidades ainda tinham doses restantes. Uma delas, a UBSF São Francisco, no Bairro Nova Lima, era bastante procurada pela população.

De acordo com informações da unidade, no dia de hoje foram distribuídas 320 doses da vacina e restavam apenas 70 para serem usadas na imunização.

A aposentada Maria Paz, de 57 anos, aguardava na fila, por volta de 14h30. Ela, que tem muita facilidade em contrair o vírus, comemorou a liberação da campanha para todos. “Já fiquei doente umas três ou quatro vezes esse ano. Ainda bem que agora é para todo mundo”, disse.

As vacinas para o público alvo, que contemplava gestantes, puérperas, crianças entre 6 meses a menores de 6 anos, idosos, indígenas, professores, trabalhadores de saúde, pessoas com morbidades, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade, acabaram na segunda e as pessoas que não foram até os postos receber a dose durante a campanha, não tem mais prioridade na vacinação, de acordo com a (Sesau).

CAMPANHA

O prazo para imunização terminou oficialmente na última sexta-feira, 31 de maio, alcançando 72% de cobertura na Capital. A meta era vacinar 90% do público-alvo. O grupo de idosos foi o único a ultrapassar os 90% de cobertura, enquanto o menor percentual está entre os policiais civis, militares, bombeiros, membros ativos das Forças Armadas com 19,56%. Amanhã, as doses restantes da vacina estarão liberadas para toda a população, conforme determinação do Ministério da Saúde.

Para receber a vacina, é preciso apresentar o Cartão Nacional de Saúde (CNS) e/ou número prontuário da rede de saúde de Campo Grande (Hygia); documento pessoal de identificação; e, a caderneta de vacinação (caso tenha).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.