Buscar

Narguilé, cigarro eletrônico ou light fazem mal para a saúde? Descubra!

Atualmente no Brasil, existem cerca de 21 milhões de fumantes. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), aproximadamente 90% dos casos de câncer de pulmão são causados por conta do tabagismo.

Cb image default
Divulgação

Atualmente no Brasil, existem cerca de 21 milhões de fumantes. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), aproximadamente 90% dos casos de câncer de pulmão são causados por conta do tabagismo. Além dos cigarros tradicionais, existem outras opções para esse tipo de consumo que levantam muitas dúvidas: será que cigarro eletrônico, light ou até o narguilé faz mal?

O que é cigarro eletrônico e light?

Mesmo que sempre associados, o cigarro eletrônico é bem diferente do light. Ambos são considerados alternativas menos agressivas à saúde, porém a comunidade médica já discorda dessa afirmação. Segundo a Dra. Mariana Laloni, o cigarro eletrônico ainda apresenta riscos à saúde, principalmente após o uso prolongado.

Ela também afirma que o cigarro eletrônico contém menos substâncias cancerígenas que os tradicionais, mas nem por isso ele deve ser considerado uma opção segura. Estudos científicos revelam também que o vapor inalado do cigarro eletrônico promove uma debilitação maior das células (macrófagos alveolares) que protegem os tecidos pulmonares.

Já os cigarros do tipo light foram desenvolvidos com filtros menores, o que contribui para que os fumantes inalem mais fumaça e aumentem os níveis de substâncias químicas e toxinas no corpo. De acordo com cientistas da universidade americana Ohio State University, os casos do câncer conhecido como “adenocarcinoma pulmonar”, muito comum entre os fumantes e de difícil remoção cirúrgica, aumentaram nos últimos 50 anos entre os usuários de cigarro light.

E será que o narguilé faz mal?

Dúvida comum entre muitas pessoas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) esclarece que o narguilé faz mal sim! Isso porque, de acordo com a Instituição, uma sessão de narguilé que dura entre 20 a 80 minutos é equivalente a fumar 100 cigarros.

Baseado em um fumo feito de tabaco, aromatizantes, frutas ou melaços, o narguilé é um cachimbo que contém água e um mecanismo próprio de filtragem. Por conta disso, existe a ideia de que ele pode fazer menos mal à saúde (o que não é verdade).

Ainda de acordo com a Dra. Mariana Laloni, essas formas alternativas de consumo de tabaco podem aumentar em até quatro vezes o risco de câncer em outras áreas do organismo: laringe, faringe, na boca, esôfago, pâncreas, fígado, intestino, estômago, bexiga, rim, ovário, colo do útero e até alguns tipos de leucemia. Já nos pulmões, esse risco sobe para até 20 vezes mais chances.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.