Buscar

Queda de cabelos: fios por toda parte e tufos no travesseiro e nas roupas devem ser investigados

Queda de cabelos, um problema que afeta milhões de brasileiros.

Cb image default

Queda de cabelos, um problema que afeta milhões de brasileiros. Os hábitos da vida moderna se refletem na saúde dos fios e a queda que antes atacava mais os homens, agora acontece também com as mulheres.

Mas como saber se o seu cabelo está caindo mais que o normal? O Bem Estar desta sexta-feira (17) convidou dois dermatologistas, a consultora do programa, Dra. Márcia Purceli e o Dr. Fancisco Le Voci para explicar os tratamentos e como prevenir a queda em decorrência de fatores externos.

Saiba mais

Causas – A queda de cabelos pode ter várias causas. São fatores genéticos, hormonais, alterações na tireoide, problemas infecciosos, ambientais, tratamentos químicos e estresse. Para saber as causas da queda é preciso estudar o perfil e o histórico do paciente. Em alguns casos, até a biópsia é recomendada.

Os cabelos, além da função estética, também servem para proteger a pele do couro cabeludo. O couro com poucos cabelos fica mais exposto à radiação solar e em médio e longo prazo, isso pode facilitar o aparecimento de câncer de pele na região.

Faça o teste – Todas as pessoas perdem cerca de 100 a 150 fios de cabelos por dia, o que acontece mais após o banho, ao pentear os cabelos. Isso é comum, mas se há fios por toda parte, fios que aparecem sobre a mesa de trabalho, em excesso na roupa ou tufos que ficam no travesseiro quando a pessoa levanta é sinal de que algo está errado. Rastros de cabelo por onde se passa, não é normal.

Uma boa técnica para comparar a escassez dos fios é fechar os olhos, pegar um tufo de cabelo do alto da cabeça com uma mão e com a outra, pegar um tufo perto da nuca. Se a parte de cima estiver muito rala e fininha em comparação com a parte de traz é sinal de que algo está errado. Observe também se há sintomas como coceiras muito acentuadas, mudança na oleosidade e descamação recorrente.

Alimentação – A ingestão de proteínas contribui para o fio de cabelo mais forte. Um comportamento muito comum, principalmente nas mulheres, é a diminuição do consumo de proteínas em substituição pelas folhas e fibras, principalmente após os 40 anos. Essa substituição, que tem a ver com a preocupação com o peso e a saúde, pode gerar uma carência proteica, que acarreta em fios de cabelos mais fracos.

Com o envelhecimento natural, o cabelo vai ficando mais fraco, mais quebradiço e com carência de certas vitaminas e aminoácidos. Em alguns casos, o uso de complementos vitamínicos está indicado. O ferro é considerado o "fermento do cabelo" e a carência dele, principalmente em mulheres com anemia, pode causar ou acentuar a queda dos cabelos.

A cirurgia bariátrica faz com que se perca muito peso em pouquíssimo tempo e também pode gerar queda. Isso acontece porque a pessoa passa por um desequilíbrio nutricional significativo. A carência de certos alimentos pode desencadear ainda a alopécia nos pós-operados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.