Buscar

Perto do título Brasileiro, Palmeiras já tem ‘pontuação de campeão’

O recorde de pontos dos campeões do Brasileirão pertence ao Corinthians campeão de 2015 com 81 pontos, seguido de Palmeiras campeão de 2016 com 80 pontos.

Cb image default
Palmeiras já superou a pontuação limite dos vices do Brasileirão (Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press)

O Palmeiras ainda precisa de mais dois pontos para confirmar matematicamente o título do Campeonato Brasileiro deste ano. No entanto, no que depender do histórico da competição, o Verdão já pode comemorar a conquista. Isso porque o time, que soma 74 pontos, já superou a marca de 72 pontos, que é a pontuação máxima atingida por um vice-campeão desde que o torneio passou a ser jogado por 20 clubes, em 2006.

Em nenhuma das doze edições desde então a equipe que terminou o campeonato mais próxima do campeão somou mais que os 72 pontos, que foi a pontuação atingida por Atlético Mineiro e Grêmio em 2012 e 2008, quando foram vices para Fluminense e São Paulo, respectivamente.

Curiosamente, no ano passado foi justamente o Palmeiras que encerrou o Campeonato Brasileiro com a segunda melhor campanha. Na tentativa de alcançar o rival Corinthians, que conquistou o título com 72 pontos, o Verdão somou apenas 63 pontos, a segunda pior pontuação entre os vices (superior apenas a do Santos de 2007, que somou 62).

Cb image default
Relembre as pontuações dos campeões e vices desde 2006 (Montagem: Gazeta Esportiva)

Dessa forma, é possível dizer que o Palmeiras comandado por Felipão, que já acumulou 74 pontos, já superou o teto de pontuação dos vice-campeões. Mesmo assim, o título deste ano ainda não está confirmado matematicamente, já que o Flamengo, atual segundo colocado, pode ultrapassar o Verdão caso aconteça uma sequência de resultados nesta reta final de competição.

Neste domingo, o Alviverde sacramenta o título de maneira matemática caso consiga bater o Vasco em São Januário, às 17h (de Brasília). Se o Verdão não vença o seu duelo, o título ainda poderá ser garantido, desde que o Flamengo não conseguir derrotar o Cruzeiro, no estádio do Mineirão.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.