Buscar

VÍDEO : Saiba por que Tite chamou Ismaily

O lateral-esquerdo do Shakhtar, que entrou no radar da Seleção em 2017 e agradou por critérios técnicos e postura.

Cb image default
Ismaily substituiu Alex Sandro na Seleção (Foto: Reprodução/Instagram) Ismaily substituiu Alex Sandro na Seleção (Foto: Reprodução/Instagram)

Quando Ismaily foi anunciado pela CBF como substituto de Alex Sandro, cortado com lesão muscular na coxa direita, muita gente creditou a convocação ao fato de ele estar mais perto de Moscou, palco do amistoso desta sexta-feira contra a Rússia. O lateral-esquerdo de 28 anos joga no Shakhtar Donetsk, e seria mais fácil para ele chegar ao local da partida.

Enganaram-se. A questão geográfica não teve nada a ver com a escolha de Tite.

O técnico da seleção brasileira já havia elogiado Ismaily na entrevista coletiva da convocação para os amistosos, quando optou por Marcelo e Filipe Luís para a posição. Em menos de uma semana, Filipe teve a fíbula da perna esquerda fraturada e Alex Sandro, seu substituto, também se lesionou.

A escolha de Ismaily se deve a fatores de observação, técnicos, nada a ver com a proximidade.

Fator Taison

Convocado por Tite desde suas primeiras listas, em 2016, o atacante colocou o Shakhtar Donetsk no radar frequente de observações da comissão técnica da Seleção. Numa dessas análises, no segundo semestre de 2017, os auxiliares de Tite repararam em Ismaily e foram buscar informações.

Inicialmente, eles acreditavam que o brasileiro tinha dupla cidadania e já defendia outra seleção. Ismaily, entretanto, apesar de ter sido sondado pela federação ucraniana, ainda podia atuar pelo Brasil, e, dessa forma, se solidificou no radar de Tite.

Técnico português

Muitos brasileiros que adquiriram fama internacional no Shakhtar têm como padrinho o romeno Mircea Lucescu, técnico da equipe por mais de 12 anos. Não é o caso de Ismaily. Ele só passou a ter mais chances a partir de 2016, três anos depois de ser contratado, quando o treinador português Paulo Fonseca assumiu o comando.

Fonseca e o lateral brasileiro não trabalharam no mesmo clube em Portugal, mas foi lá que o técnico conheceu mais detalhadamente características que julgou interessantes em Ismaily, ex-atleta de Estoril, Olhanense e Braga, quarto clube mais popular do país.

O que agradou a comissão técnica de Tite

O desempenho de Ismaily nos jogos da Liga dos Campeões chamou atenção. Mesmo sem os recursos técnicos de Marcelo e Filipe Luís, vistos na Seleção como jogadores diferentes, o brasileiro do Shakhtar mostrou alguns fundamentos que agradaram:

Bom posicionamento defensivo numa linha de quatro, como joga a zaga do Brasil;

Força e intensidade durante os 90 minutos;

Ultrapassagem na linha de fundo e boa técnica para executar os movimentos finais;

Enfrentou de igual para igual jogadores de alto nível na Liga dos Campeões.

Pedidos nas redes sociais

A reação à convocação de Ismaily não foi das melhores. O torcedor brasileiro reclamou, especialmente, a ausência de quatro nomes. O GloboEsporte.com verificou a situação deles:

Jorge (Monaco)

O ex-lateral do Flamengo entrou para uma lista de jogadores admirados por Tite ao disputar o amistoso contra a Colômbia, em janeiro de 2017, e voltou a ser convocado no fim do ano. Hoje, porém, não é titular absoluto do Monaco. Em 2018, fez menos partidas do que Ismaily (7 a 5), mesmo com o Shakhtar tendo voltado a jogar apenas em fevereiro, e menos gols (2 a 1).

Wendell (Bayer Leverkusen)

Já fez 10 jogos neste ano, mas ficou no banco de reservas na derrota para o Colônia, no último fim de semana. Esteve com Tite em 2016, para substituir Marcelo, cortado, nos jogos contra Bolívia e Venezuela, pelas eliminatórias. Não entrou em campo. A comissão técnica enxergou talento e aspectos a melhorar no jogador, que, atualmente, tem 24 anos.

Alex Telles (Porto)

Lesionou-se em fevereiro. É um dos destaques da equipe, mas o entorse no joelho esquerdo afastou qualquer possibilidade de convocação. Deve voltar aos gramados no início de abril.

Guilherme Arana (Sevilla)

Fez apenas duas partidas pelo clube espanhol – uma como titular – depois de se destacar no título brasileiro do Corinthians em 2017. Precisa conquistar uma vaga na equipe para depois cobiçar a convocação para a Seleção.

Veja as informações da seleção brasileira para enfrentar a Rússia:

Local: estádio Luzhniki, em Moscou (RUS)

Data e horário: sexta-feira, às 13h (de Brasília)

Provável escalação: Alisson, Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Marcelo; Casemiro, Paulinho e Coutinho; Willian, Douglas Costa e Gabriel Jesus

Desfalques: Neymar (fratura no quinto metatarso do pé direito), Filipe Luís (fratura na fíbula da perna esquerda) e Alex Sandro (lesão muscular na coxa direita)

Arbitragem: Aleksei Kulbakov (BLR), auxiliado por Dzmitry Zhuk e Aleh Maslianka (ambos de Belarus)

Transmissão: TV Globo (com Galvão Bueno, Casagrande, Júnior e Arnaldo Cezar Coelho), SporTV (com Luiz Carlos Jr, Lédio Carmona e Roger Flores), reportagens de Tino Marcos, Mauro Naves e Marcelo Courrege, e GloboEsporte.com

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.