Buscar

Novo “Cota Zero” vai flexibilizar regras sobre tamanho dos peixes em MS

A alteração no decreto será elaborada após estudos técnicos, segundo o governador.

Cb image default
Crédito: Bolivar Porto/ Portal do MS

Tema que gerou até manifestação de pescadores na Assembleia Legislativa, no ano passado, o Cota Zero terá alterações e novo decreto publicado ainda esse mês, segundo o governador Reinaldo Azambuja (PSDB). Ele afirma que, depois de estudos técnicos, haverá a mudança da exigência do tamanho dos peixes.

"A gente definiu, por meio de estudos técnicos, e iremos fazer uma republicação dos tamanhos dos peixes, respeitando a questão técnica e científica. Sobre outras mudanças, estamos dialogando", explicou.

Azambuja afirma também que o governo está conversando com os ribeirinhos e pescadores amadores para achar um meio termo em outros pedidos como a quantidade de pescado, por exemplo. Até o momento, não tem nada definido.

“Entendo que é um retrocesso [acabar com o programa], pois seria um ganho ambiental para MS. A ideia é repovoar os rios e preservar o meio ambiente”, justifica o governador.

O programa Cota Zero proíbe a captura, consumo, comércio e transporte de 21 espécies de peixes que estejam fora do tamanho estipulado pela lei. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.