Buscar

É falsa a foto de Rodrigo Maia abraçando o presidente chinês Xi Jinping

A imagem que circula pelas redes é uma montagem.

Cb image default
Viralizou nas redes sociais uma foto de Maia abraçado ao presidente chinês, Xi Jinping.

“Dê um título à foto,por favor!…porque,eu NÃO CONSIGO” é a legenda da imagem que mostra o presidente da China, Xi Jinping, abraçando o presidente da Câmara, Rodrigo Maia.

A imagem que circula pelas redes é uma montagem. A foto original é do repórter fotográfico Sérgio Lima e foi postada no site Poder 360 em 5 de setembro de 2017. Na ocasião Maia estava abraçado ao, então governador do Rio e Janeiro, Luiz Fernando Pezão (MDB). O motivo foi assinatura do decreto que firmou o acordo de recuperação fiscal do estado do Rio com a União, ainda no governo de Michel Temer (MDB). O rosto de Pezão foi trocado digitalmente pelo de Xi Jinping.Ao ocupar o posto de presidente da República em exercício, devido a uma viagem de Michel Temer para participar de um encontro dos Brics (formado por África do Sul, Brasil, China, Índia e Rússia), Maia assinou o decreto que definiu diversas medidas envolvendo corte de despesas, aumento de arrecadação, empréstimos e suspensão das dívidas do Rio de Janeiro, representando um ajuste previsto de R$ 63 bilhões até 2020.

No último fim de semana o presidente da câmara foi alvo de outra notícia falsa, e circulou pelas redes sociais que ele teria afirmado que “Desviar o dinheiro do Fundão Eleitoral para outros fins é prejudicial à democracia. Devemos manter este pilar intacto nem que isto custe a vida de alguns brasileiros.”.

Essa frase não foi dita por Maia, mas o boato se espalhou após o Presidente da Câmara vetar uma emenda da PEC do “Orçamento de Guerra” que previa o uso de verbas dos fundos eleitorais e partidários como estratégia de enfrentamento da COVID-19. Segundo Rodrigo Maia, a justificativa do veto foi de que o regimento interno da Câmara dos Deputados não permite a apresentação de emendas estranhas ao tema da proposta.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.