Buscar

Exames de Jair Bolsonaro para Covid-19 deram negativos

A decisão de dar publicidade aos exames do presidente foi determinada pelo ministro do STF Ricardo Lewandowski.

Cb image default
 Fotos :Geraldo Luiz 

O Supremo Tribunal Federal (STF) divulgou na tarde desta quarta-feira, 13, os exames de Covid-19 feitos pelo presidente Jair Bolsonaro. Dois dos exames foram feitos em um laboratório do Hospital das Forças Armadas, com os pseudônimos de Airton Guedes e Rafael Augusto Alves da Costa Ferraz, e um na Fundação Oswaldo Cruz, com o codinome “Paciente 05”, todos apontando que o presidente não contraiu o novo coronavírus. Os documentos referentes ao paciente, como RG e CPF, e a data de nascimento, no entanto, são mesmo de Jair Bolsonaro.

Veja aqui os exames de Bolsonaro.

O primeiro exame feito por Bolsonaro, do tipo PT-PCR, foi coletado no laboratório Sabin do Hospital das Forças Armadas, na capital, em 12 de março, um dia depois de o presidente ter voltado de viagem aos Estados Unidos, onde parte de sua comitiva foi infectada pelo vírus. O resultado de “não detectado” saiu menos de 24 horas depois, no dia 13. O segundo exame, do mesmo tipo, no mesmo laboratório, foi coletado no início da tarde de 17 de março e teve a conclusão no mesmo dia, também negativa para Covid-19. Ainda foi feito um terceiro, no Laboratório de Vírus Respiratórios e Sarampo da FioCruz, no Rio de Janeiro, em 18 de março, cujo resultado saiu no dia seguinte.

A decisão de dar publicidade aos exames do presidente foi determinada pelo ministro do STF Ricardo Lewandowski, relator de uma reclamação ao Supremo feita pelo jornal O Estado de S. Paulo, que pedia acesso aos documentos, entregues pela AGU ao tribunal nesta terça-feira. “Determino a juntada aos autos eletrônicos de todos os laudos e documentos entregues pela União em meu Gabinete, aos quais se dará ampla publicidade. Intime-se a reclamante para que tome conhecimento do teor desta decisão e de todos os seus anexos”, decidiu Lewandowski. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.