A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, declarou, neste domingo (27), que o Governo Lula está disposto a negociar a tarifa de 50% imposta por Donald Trump ao Brasil. No entanto, sem abrir mão da soberania nacional.
A tarifa entra em vigor dia 1º de agosto. Segundo a CNN Brasil, Gleisi, que já foi presidente do PT, pondera, no entanto, que questões que afetarem a soberania nacional não serão pautadas na negociação.
A petista se refere também ao julgamento de Jair Bolsonaro no STF.
''Estamos dispostos a negociar comercialmente, mas não recuaremos na defesa da nossa soberania, da nossa democracia e na independência dos poderes'', disse à CNN.
O chanceler brasileiro, Mauro Vieira, foi aos EUA tentar algum tipo de negociação. No entanto, neste final de semana, o Governo Trump disse que o ‘’tarifaço’’ está mantido e mantém portas fechadas enquanto o Brasil não atender as reivindicações americanas.
Uma comitiva de senadores também está na América e faz alguns contatos a fim de abrir um canal de diálogo com o governo de lá. Nelsinho Trad (PSD) comanda e missão brasileira, em razão de ser presidente da Comissão de Relações Exteriores da Casa Alta. Uma reunião interna entre eles foi realizada entre o sábado e o domingo.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.